Skip to content

16.07.2021

O Ano 2022 Tigre Água

Segundo a tradição chinesa o lendário Imperador Amarelo, Huang Di, é considerado o 1º Imperador, (apesar de na realidade não o ser) em 2.697 aC, portanto, a China entrará no 4719º ano na terça-feira, dia 1 de fevereiro de 2022.  De acordo com o Calendário dos Dez Mil Ano e os 60 pilares, este um ano, que corresponde ao 39º pilar com um Ramo celeste Água Yang e um tronco Terrestre Madeira, o Tigre. De acordo com alguns autores o ciclo de contagem de tempo, 2022 é o Ano do Tigre de água que corresponde ao 4719 Ano Chinês. 

Uma das explicações possíveis, que está ligada à ascensão do imperador Amarelo na primavera de 2697 a.C. Mas o calendário do Imperador Amarelo usava o dia do solstício de inverno como o primeiro dia do ano. O solstício de inverno ocorreu por volta de 23 de dezembro de 2698 a.C. O dia 1 de janeiro do calendário gregoriano de hoje não significa nada para esta contagem de tempo. Se contarmos esses oito dias extras em 2698 a.C. por um ano, o ano de 2022 é o 4720º ano chinês. Uma coisa é certa a civilização chinesa é uma das mais antigas do mundo, segundo alguns Mestres da atualidade, muitos dos princípios da metafisica chinesa tem os seus antecedentes desde o Neolítico 8000 – 2700 A.C. época em que viveu o lendário Fu Xi e a Deusa Nuwa.

O Ano 2022 é um ano caracterizado por um pilar compostos pelo Ramo celeste Ren (), água Yang, sobre um tronco terrestre Yin (寅) Tigre madeira Yang. Dizemos que este ano 2022 é um ano Tigre de Água, 

Na antiguidade o ano era só identificado por um dos 12 animais do signo do zodíaco chines que conhecemos na atualidade. Os nomes atribuídos aos caracteres superiores e inferiores do pilar, Ramos celeste e tronco terrestre, que compõem o calendário, são referenciados pela primeira vez por volta de 1739 a.C. e referiam-se aos pilares do dia, ou seja, servia para identificar a energia do dia. Só mais tarde por volta de 206 a.C. entre a dinastia Qin e Han, é que cada ano, mês e hora, passou também a ser representado por um pilar, que permite a sequência das estações do ano, identificar um dos 5 elementos e a sua polaridade yin e yang. Não há dúvida que a teoria do yin e yang e dos 5 elementos, são a base da metafísica chinesa e das suas áreas do conhecimento.

 

O que nos espera o Feng Shui do Ano 2022?